• Prof. Liu Guo Fen

Umidade

Atualizado: Ago 4

A umidade na medicina tradicional chinesa é uma espécie de mal.


Caracteriza-se por turbidez e viscosidade. Depois que o mal pesado e pegajoso entra no corpo humano, dificulta e afeta a função do corpo humano. As manifestações clínicas da umidade em várias partes do corpo são diferentes, a mais importante é o baço, que é a parte principal da umidade. Se a água não puder ser transportada, ela se tornará água úmida, escarro e ruim para o transporte. A umidade da água é um processo gradual, se não se dissipar, o tumor acabará por ocorrer.

Na medicina chinesa, há uma diferença entre a umidade externa e a umidade interna.


A umidade externa é causada por um clima chuvoso, ambientes úmidos, fazendo com que esta umidade invada o corpo humano. A umidade interna é causada pela disfunção da umidade devido à deficiência do baço.


O corpo úmido é causado por muitos fatores: algumas pessoas nascem com ele, outras são causadas por uma vida irregular, geralmente fumam, bebem, ficam acordadas até tarde, ingerem alimentos inadequados etc., e outras são causadas pela depressão emocional de longo prazo.


Pacientes com muita umidade devem não comer alimentos crus e frios e alimentos doces e gordurosos, e devem comer menos doces, melões e frutas.

Pacientes com muita umidade podem participar de exercícios físicos, o suor ajuda a tirar a umidade através do exercício.



14 visualizações
WhatsApp Image 2020-07-22 at 03.01.08-2.

​© 2020 por Centro Acupuntura Chinesa.